quinta-feira, 6 de junho de 2013

Meus primeiros contatos com a leitura

Identifiquei-me muito com as palavras de “Danuza Leão” e “Gilberto Gil”. Elas fizeram com que muitas lembranças sobre minha infância e experiências literárias aflorassem em minha memória. Dentre elas posso destacar a maneira como fui alfabetizada. Não tive o prazer de frequentar a Educação Infantil, fui matriculada diretamente no “primeiro ano”. As oportunidades eram poucas e difíceis para quem vivia na zona rural. Já que minha mãe não foi alfabetizada, mas me contava muitas histórias e me incentivava a ir à escola. Assim, apesar dos obstáculos, nunca deixei de frequentá-la. O caminho era longo, eu juntamente com meus irmãos e alguns vizinhos caminhávamos cinco quilômetros para chegar ao local. Lá, a professora contava a cada dia um pedaço de uma história. Acredito que esse tenha sido o primeiro momento que entrei em contato com o maravilhoso mundo da leitura. Eram histórias fantásticas, de garotas heroínas e animais falantes. Fiquei fascinada por tudo aquilo e a partir daí não parei mais.

Como não possuíamos livros nem revistas em casa, sempre ficava esperando papai chegar da cidade com as compras, as quais vinham embrulhadas em jornais que lia fervorosamente. Trazia também almanaques que ganhava de brinde da farmácia do Sr. Jarbas Moraes, assim como gibis e calendários. Recortava as palavras e montava minhas próprias histórias que lia para meus irmãos mais velhos. As bonecas eram esquecidas por mim já que minhas brincadeiras preferidas eram: escolinha e circo no fundo do quintal. Sempre fui a professora, adorava... Lia histórias para meus alunos seguindo o exemplo daquela que me ensinara a ler.  Quando a brincadeira acabava, sentava em qualquer canto e continuava a leitura, só parava quando já estava na hora de dormir ou quando terminava algum gibi. Quando mudei para a cidade, gostava de ficar no bazar perto de minha casa lendo as revistas de fotonovelas e livros infantis que ali vendiam.
Hoje, sinto-me realizada em poder proporcionar e incentivar os alunos a ter acesso ao mundo da leitura. Pois é por meio dela que formaremos cidadãos de bem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário