quarta-feira, 5 de junho de 2013

Minha experiência de Leitura

Dizem, e creio que seja verdade, que pais leitores tornam-se exemplos para os filhos que também se tornam leitores. Embora minhas primeiras recordações com o mundo das estórias não seja de meus pais lendo, porque eles não tiveram a oportunidade que tive de ser alfabetizados. Mesmo assim, sempre contavam estórias para mim e para meus irmãos, cheias de aventuras e mistérios. E quando chegou o momento de irmos pra escola, fizeram questão que estudássemos.
E foi lá, naquela escolinha da zona rural junta à minha professora da primeira série que realmente descobri os livros. Com a série Cachorrinho Samba que ela lia para os alunos  em todo final de aula, e com Zezinho o Dono da Porquinha Preta, o Primeiro livro que consegui ler sozinho.  Lembro-me com certa utopia desta época, principalmente sei que todos os livros que li não foram por obrigação, mas por prazer em ler e acredito que isso fez a diferença para que me tornasse um leitor assíduo.
Certa vez, na sétima série, quando a leitura de livros tornou-se uma obrigação para ser cobrado em prova, criei coragem e disse para minha professora de português que não estava gostando de certa obra de Fernando Sabino para achá-la demasiadamente infantil. Surpresa está teve a sensibilidade de sugerir e experimentar outras leituras comigo. Acabei me encantando com Hermann Hesse, e mais tarde redescobri Fernando Sabino em o Grande Mentecapto.
De certa forma tive sorte, e pude descobrir a leitura na hora certa, e me encantar no momento certo, também no momento certo, aprendi a ler por obrigação, mas sem traumas e sofrimento. E como professor, não só posso tentar inspirar meus alunos com tive a oportunidade de ver minha mãe sendo alfabetizada e descobrindo, muito depois de mim, o mundo que um dia ela me permitiu descobrir.

Recurso pedagógico

A tecnologia deve ser usada. O blog é um recurso pedagógico para desenvolver trabalhos de leitura e escrita . O professor precisa adaptar as recursos tecnológicos para que seus objetivos no processo ensino-aprendizagem sejam atingidos . Os alunos devem produzir textos e o professor deve acompanhá-los incentivados a pensar , refletir e criar seu texto com autonomia levando ao desenvolvimento crítico, assim as aulas vão ficar mais enteressantes e os alunos vão desenvolver as habilidades com mais prazer .

Trabalho interdisciplinar

Na minha escola ocorrem diversos eventos durante o ano. Na semana do dia das mães fizemos um trabalho envolvendo as diversas áreas, cada disciplina ficou responsável para desenvolver uma atividade, onde os alunos pesquisaram, leram, produziram poesias, paródias e teatro. O resultado do evento foi muito bom.

Outros trabalhos envolvendo todas as áreas são feitos. Um deles foi depois da avaliação diagnóstica dos alunos e da análise das habilidades em defasagem em leitura e compreensão de textos, cada professor trabalhou estas habilidades em sua área contemplando a leitura e a escrita. Alguns temas também dentro da apostila, em reunião os professores discutem e mostram para os alunos que é possível trabalhar o mesmo tema dentro das várias disciplinas desenvolvendo atividades de pesquisas, leitura e compreensão, despertando o gosto e hábito da leitura.

Experiência com leitura e escrita

Bom dia!

Li e ouvi os depoimentos de experiências de leituras e escritas postadas por vários autores e gostei de todos,mas o depoimento do cantor Gabriel O Pensador fez- me lembrar de um fato que ocorreu quando estava na oitava série. Teve um concurso com premiação para o melhor texto e tinha que produzir um texto dissertativo sobre o tema Reforma Agrária e Violência no Campo. Eu não tinha nenhuma noção sobre esse tema e nem sobre o gênero. Eu tinha hábito de ler somente literatura.Naquela época, não tinha internet e era difícil encontrar jornais,revistas. Então comecei a fazer pesquisas sobre o assunto perguntando para as pessoas adultas e fui registrando tudo. Depois montei o texto.Durante uma semana,cada dia que lia o texto, reformulava melhorando a escrita e quando terminei passou por correção pela professora. Eu fiz a reescrita do texto . Foi a melhor surpresa que já tive! Minha produção foi a melhor. Foi assim que me despertou o prazer de escrever textos informativos.

É impontante que os alunos sejam protagonistas,pesquisadores para desenvolverem seus próprios trabalhos,e assim despertará o prazer de ler e escrever. A leitura desperta a sede do conhecimento de mundo ,de outras pessoas, de situações e lugares diferentes, leva também a novos sentimentos cultivando humor,enriquecendo a personalidade, nos tornando cidadãos críticos.