domingo, 16 de junho de 2013

SEQUÊNCIA DIDÁTICA DO TEXTO: AVESTRUZ – MÁRIO PRATA
Público alvo: 6º ano
MATERIAIS NECESSÁRIOS:
  • Texto Avestruz – Mário Prata impresso;
  • Computador para apresentação da música: O pato – Vinícius de Moraes;
  • Data show para assistir ao filme: Os pingüins do papai.
OBJETIVOS:
  • Trabalhar as características do gênero crônicas e comparar com os demais textos;
  • Apresentar atividades que melhorem a competência leitora e escritora;
  • Comparar diferentes gêneros: crônicas, filme e musica;
PROCEDIMENTOS:
ANTES DA LEITURA
  • Ativação dos conhecimentos prévios;
  • apresentação de imagens aos alunos
  • Questionar os alunos se conhecem o avestruz? Seu tamanho? Onde vive?
  • Levantar hipótese sobre o tipo de gênero proposto, o título, o autor e o contexto histórico;
  • Fazer a leitura oral e expressiva do texto pelo professor;
  • Discutir sobre o conteúdo global do texto;
  • Instigar a ativação de compreensão do mesmo;
DURANTE A LEITURA 
  • Leitura silenciosa feita pelos alunos destacando alguns aspectos do texto (personagens, espaço, enredo e foco narrativo).
  • Leitura compartilhada por parágrafos para checagem de hipóteses;
  • Pesquisa de plavras desconhecidas no dicioário;
DEPOIS DA LEITURA
  • Apresentar a música promovendo a intertextualidade e a interdiscursividade;
  • Transformar a letra da música O avestruz (Dé di Paula, Zé Henrique);
  • Discutir valores implícitos no texto sobre a preservação dos animais em extinção;
  • Relação humana entre homens e animais (maus tratos);
  • Desenvolver capacidades de leitura interativas (apreciação e réplica), auxiliando na formação de leitor cidadão que se posiciona de maneira crítica e ética;
  • Após ouvir a música, questionar a que gênero pertence, quem é o compositor, quais características do gênero, quem é o intérprete, a que público se destina e destacar na letra da música os usos conotativos da linguagem.
  • Projetar o filme: “Os pingüins do papai”;
  • Elaborar uma sinopse;
  • Leitura e apresentação da HQ "Uma família fora de órbita"
  • Produção de texto: produzir HQ a partir da crônica Avestruz.
RESULTADOS ESPERADOS:
  • Reconhecer e identificar as peculiaridades de cada gênero;
  • Perceber a função dos gêneros em questão;
  • Ampliar seu repertório vocabular;
  • Melhorar a capacidade de leitura;
  • Reconhecer a intertextualidade/interdiscursividade dos diferentes textos;
  • Visão crítica fundamentada nos valores do texto;
  • Reconhecer o valor das características internas de um texto. Na música: os aspectos sonoros, os versos, a presença do eu-lírico, conteúdo temático e as escolhas lexicais que dão ritmo à música.
AVALIAÇÃO:
            A avaliação será contínua, observando a participação e o envolvimento dos alunos em todas as etapas. Identificar os avanços e as dificuldades, redirecionar o trabalho quando necessário. Analisar e verificar se as competências previstas foram ou não desenvolvidas pelos alunos, intervenção do professor, verificando se os alunos compreenderam a forma composicional, características e função social do gênero proposto.