segunda-feira, 17 de junho de 2013

sequência didática de leitura e escrita

Situação de Aprendizagem de Leitura e Escrita

Escola: E.E. Prof. “ José Joaquim dos Santos

Bernadete N. Viana Zigart

Público Alvo: 6º ano

Aulas previstas para desenvolvimento do projeto:

08 a 10 aulas

Texto: Avestruz

Autor: Mário Prata

Objetivo: A sequência didática proposta será desenvolver o hábito de leitura, construir sentido, aprofundar os conhecimentos sobre o gênero - crônica, considerar os saberes e expectativas dos estudantes em relação ao tema, construir expectativas de leitura sobre o tema e trabalhar a interdisciplinaridade com ciência, matemática e geografia.

Antes da Leitura:

Levantar os conhecimentos prévios:

- O que é um Avestruz?

- Você conhece um Avestruz?

- O que você sabe sobre ele?

- A que grupo de animais ele pertence?

- Você sabe como ele se reproduz?

- Se você conhece ou já teve contato com um Avestruz saberia dizer se ele é grande ou pequeno?

- Você sabe o que é uma crônica?

Apresentação: Criar expectativas no aluno em relação ao texto

- Apresentar o autor

- De acordo com o título desse texto o que você espera dessa história?

Durante a Leitura:

Checagem das hipóteses.

Metodologia:

Consulta a dicionário para fazer o esclarecimento de palavras desconhecidas.Busca de informações complementares em textos de apoio por meio de pesquisas na internet e livros didáticos das disciplinas citadas acima.Buscar informações adicionais se necessárias através de outros textos. A Avaliação deverá acontecer durante a leitura para checagem da compreensão do texto, e se houver dificuldade para compreensão do mesmo por parte dos alunos, deveremos mudar as nossas estratégias( buscando novas pistas para nova compreensão).

Depois da Leitura

Construir uma síntese semântica do texto.

Troca de impressões a respeito dos textos lidos.

Utilizar os registros escritos com a finalidade da melhor compreensão do texto.

Metodologia:

Pediremos para que alguns alunos contem a história lida.

Proporcionar visita ao sítio vizinho à cidade de Três Fronteiras para que os jovens possam conhecer como é a criação desse animal e sua história.

Comparar a crônica com imagens e vídeos que auxiliem a compreensão deste conteúdo (diferentes linguagens).

Conversar sobre o que leu e compartilhar com outros leitores as impressões que obteve sobre o texto.

Produto Final: Produzir uma crônica a partir das experiências vividas neste contexto que constará nos portadores de informação da escola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário